Por Gabriela Petrucci
Apostando nas redes sociais como uma das chaves para a reeleição, o atual governador Beto Richa inaugurou na terça-feira (29) uma parte de seu comitê que se dedicará exclusivamente ao conteúdo on-line de sua campanha. O ambiente ganhou o nome de “Tenda Digital Beto 45”.
A intenção da chapa “Todos Pelo Paraná” é que, neste ambiente, sejam desenvolvidos todos os materiais que serão utilizados pelo PSDB-PR nainternet. Assim, reúnem-se filiados e demais responsáveis por atividades de organização, atualização e monitoramento das diversas redes formadas ao longo do ano pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV-PR). Para tanto, a Tenda Digital conta com estúdio de fotografia e de áudio, além de uma sala de reuniões.
A presença de candidatos eleitorais nainternet é cada vez mais importante, pois garante a proximidade de seus eleitores e, por isso, ações como essa já são vistas há alguns anos no Brasil. Em 2010, por exemplo, o presidenciável Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, tornou-se muito ativo no serviço de microblogging Twitter, onde podia ter contato mais direto com o público, que lhe enviava perguntas e sugestões, além de também comentar em tempo real os debates os quais não participou.
O mesmo princípio vem sendo seguido pela atual presidente Dilma Rousseff, que, em sua página oficial do Facebook, tem promovido alguns bate-papos com a população, respondendo a perguntas, rebatendo críticas e até atendendo a pedidos inusitados, como o de tirar uma foto fazendo um gesto de “toca aí” para um interlocutor.
A partir de propostas como essas, Beto Richa enxerga na internet a “oportunidade ímpar dos eleitores conhecerem os candidatos e participarem ativamente dessas eleições”, como ele mesmo afirmou. Dessa forma, a Tenda Digital assume o papel de disseminar as propostas da coligação.
Fonte: Agência CHN com informações da Assessoria do PSDB - PR